UM POUCO DE COMO TUDO COMEÇOU
- Joslaine Santos
- 16 de ago. de 2022
- 5 min de leitura
Nasceu no coração da irmã Joslaine Santos o desejo de cuidar das mulheres jovens que muitas vezes estão ao nosso redor esperando para serem discipuladas, ensinadas, orientadas a fim de viver segundo o propósito de Deus uma feminilidade bíblica.
Foi num Congresso da Fiel para mulheres em agosto de 2018, ao ouvir o testemunho de Carolyn McCulley sobre sua conversão, após fazer parte do movimento feminista, que sentiu Deus falando consigo mais uma vez. Veio à sua mente nossas jovens inseridas num mundo tão difícil com tantas filosofias e ideologias contrárias a Palavra de Deus. Carolyn uma feminista convertida.
Adquiriu vários exemplares do livro Feminilidade Radical de Carolyn e em outubro do mesmo ano iniciou um encontro semanal com as jovens de sua Igreja Batista Central em Santana do Livramento. O encontro acontecia em sua casa onde estudaram o livro e a cada dia crescia a confirmação de trabalhar com as mais jovens.
Os testemunhos começaram a surgir. Jovens que conheciam a Palavra, assíduas na Igreja, algumas filhas de pais cristãos que se depararam com verdades ainda não conhecidas e praticadas no mundo como mulheres.
Assim nasceu o Projeto Só Gurias.
Um grupo que tem crescido e amadurecido a cada encontro no compromisso e vontade de brilhar a luz de Jesus. Um grupo que tem prazer em estar nos encontros estudando a Palavra de Deus.
O primeiro Congresso aconteceu em novembro de 2019 com a finalidade de tornar o projeto conhecido. Foi um marco. Sendo feminina em um mundo feminista foi o tema.
Como as gurias tem entendido o delicado equilíbrio entre a influência cultural, a perspectiva histórica e a autoridade bíblica quando se trata de nosso papel como mulheres no lar, no trabalho, na igreja e na cultura?
De que forma as três ondas do feminismo impediram a visão de Deus para as mulheres?
E finalmente, como entender para onde ir a partir daqui?
No Congresso, as preletoras utilizaram o livro Mulher. Sua verdadeira feminilidade Design Divino (Mary A. Kassian – Nancy Leigh De Moss). Desde então este livro tem sido estudado pelos grupos e existem turmas já estudando o livro dois Design Interior.
Foi desenvolvida a cozinha Só Gurias em Santana do Livramento, onde várias receitas são desenvolvidas pelas mulheres.
Existem também vários materiais desenvolvidos como máscara, moletom, caneta, garrafinha, corta vento, enfeite para chimarrão, cuia, marca livros, porta chave, nécessaire. Além dos livros.
“Nossa oração que este projeto cresça com mulheres sendo contagiadas com a Palavra de Deus através de nossas vidas. Assim como as feministas levantam a bandeira da liberdade, e defendem as mulheres na busca da igualdade e desvalorizam o homem, buscam preencher um vazio que só encontramos em Jesus. Possamos como mulheres que escolhemos Deus, entendemos sua mensagem, somos iguais, com papéis específicos, somos ajudadoras, auxiliadoras... possamos levantar a bandeira da feminilidade bíblica, que somos satisfeitas em Jesus, procuramos a cada dia viver o manual de Deus, a Bíblia”. (Joslaine Santos)
Com o enfrentamento do covid , nossos encontros se tornara online, e o numero de mulheres estudando o livro Design Divino cresceu, com mulheres de todas as idades. Louvamos a Deus pela proporção de mulheres alcançadas com estudos ,onde tem trazidos mulheres a conhecerem e viverem a verdadeira feminilidade bíblica.
Objetivo o Projeto Só Gurias , sempre estar formando grupos de estudos bíblicos com mulheres de todas as idades.
A proposta do Projeto Só Gurias é trabalhar na dinâmica de trazer mulheres à luz da Palavra de Deus. Tem como principal objetivo trazer a mulher a viver uma vida pautada na Palavra levando-a a viver uma feminilidade bíblica.
Neste grupo a mulher:
Terá oportunidade para crescer integralmente.
Receberá estudos e atividades que a orientem para uma vida cristã em constante crescimento espiritual.
Terá oportunidade de se capacitar para um relacionamento humano satisfatório, com vistas a uma vivência cristã saudável e útil. Podem participar.
Mulheres de todas as idade;
Solteiras;
Viúvas,
Casadas com filhos
Divorciadas,
Casadas sem filhos;
Estudantes;
No período de formação profissional;
Com sonhos de casamento, família e carreira;
mulheres que anseiam por um espaço para compartilhar seus anseios e fortalecer-se espiritualmente.
Muitas mulheres estão vivendo a fase da Crise de Identidade, segundo Erik Erickson, caracterizada pela definição de quem é e o que virá a ser no futuro, numa tomada de consciência de si, do seu ego e de que está apta a assumir a sua verdadeira identidade, como ser único, disposto a arcar com as responsabilidades inerentes a seu projeto existencial de vida.
A mulher é criativa, gosta de experimentar algo novo. Tem necessidade de ser identificada como uma pessoa de valor. Precisa saber se é importante aos olhos dos outros. Luta por obter uma posição equilibrada, autônoma e independente, pois ainda tem um senso de insegurança muito grande.
Há muitas mulheres vivendo uma confusão de identidades, desencadeará um processo de identificação com pessoas, grupos, ideologias, até que a identidade própria, autônoma, seja construída. Um grupo relevante de mulheres ainda não dominou as emoções. É um tempo de decisões básicas, de fixar modelos de vida.
As mulheres de todas as idades enfrentam mudanças físicas que ocorrem no organismo . São fase do equilíbrio dinâmico – o organismo mantém o balanço entre a aquisição e o dispêndio de energia. Segundo Rosa (1984), até os 30 anos, a pessoa está na fase áurea da capacidade física. A partir dos 30 anos o tônus muscular começa a declinar e também a capacidade auditiva, desde a adolescência, e a altura, lentamente, a partir dos 25 anos, ao tempo em que o tecido gorduroso começa a aumentar.
Hoje, com o avanço da medicina, ênfase nos exercícios físicos, esses dados estão modificando-se, e muitos fatores influenciam a saúde física, de forma que estas transformações são pouco perceptíveis e significativas, mas exigem cuidado de hábitos saudáveis.
A mulher precisa dar atenção à sua própria família, a seu trabalho, a amigos e ainda está à procura da própria identidade frente aos papéis adultos que se apresentam para ela. Vai ter necessidade de repartir suas angústias, compartilhar ideias e o grupo de iguais tem papel importante. Propiciar momentos para compartilhar com outras mulheres da mesma idade através dos grupos será muito importante para ajudá-la a encontrar apoio e soluções para questões relevantes.
Os recursos são os materiais didáticos e de apoio, com o objetivo de oferecer condições para que desenvolva o melhor trabalho possível para edificação das participantes e expansão do Reino.
Design Divino - É um livro em formato de apostila que trata do papel da mulher dentro do projeto de Deus. Quem somos? Por que Deus nos projetou desta forma? Como potencializar e ter uma vida plena e feliz?
Além do Design Divino, Design Interior, Feminilidade Radical e outros como:
Mulheres Sábias – a Sabedoria dos provérbios para mulheres de Lydia Brownba CK
Mentiras em que as mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta de Nancy Leigh DeMoss.
Sábias Conselheiras de Martha Peace
Entendemos que é necessário colocar em prática de forma mais integral possível a fim de que as mulheres tenham um acompanhamento que gere resultados expressivos e eternos.
Encontro semanal para estudo de algum dos livros específicos. Começando com Design Divino e Design Interior.
Encontro mensal para a cozinha Só Gurias – onde o principal objetivo é a troca de experiências e o desenvolvimento em áreas tão importantes que compõem o universo feminino e estão sendo esquecidas.
Acompanhamento individual de discipulado e mentoria para todas as mulheres de todas as idades
Comments