Mulheres da Bíblia - Sara
- Joslaine Santos
- 27 de jan. de 2023
- 5 min de leitura
Dando continuidade ao estudo das mulheres na Bíblia, vamos falar um pouquinho sobre Sara, mãe das nações. E vamos dividir esse estudo em duas partes, estudaremos a vida de Sara e esposa de Abraão. Fala-se muito sobre esta mulher no antigo e novo testamento. Sara ocupa um lugar importante nos livros da história hebraica por ser a mãe do povo judeu. A vida de Sara demonstra vividamente o quanto Deus é santo justo e também amoroso. Ele não será zombado, mas mostra a verdadeira misericórdia. Ele ouve as orações de seus filhos e conhece os mais profundos desejos de seus corações.
Experiências de Sara
A primeira vez que encontramos Sara, seu nome era Sarai mudou o nome dela e de seu marido Abrão. Quando apareceu Abraão para estabelecer uma aliança com ele. Sarai mudou seu nome para Sara, que significa princesa. E Abrão se tornou Abraão. Quando Deus disse a ele “porque por pai de numerosas nações te constituí” Gênesis 17:5. Nos dias de hoje as pessoas mudam seus nomes por várias razões, porém as mudanças de nomes na Bíblia têm grande significado, porque foram feitas por Deus. Nas mudanças dos nomes de Abraão e Sarai, Deus deu-lhe um selo ou sinal de sua promessa. Lemos isso em Gênesis 17:3-5;15-16 “Prostrou-se Abraão, rosto em terra e Deus lhe falou: quanto a mim será contigo a minha aliança serás pai de numerosas nações. Abraão já não será o teu nome e sim a Abraão, porque por pai de numerosas nações te constitui. Disse também Deus a Abraão. A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara Abençoa-lo-aí-e dela te darei um filho. Sim, eu abençoarei. E ela se tornará nações, reis, de povos procederão dela Sara nasceu na cidade de Ur dos Caldeus na terra da Babilônia. Ela era filha de Tera. O pai de Abraão. O que consequentemente fez de Abraão e Sara meios irmãos apesar de serem filhos do mesmo pai, o casamento deles foi aceito de acordo com os costumes locais porque eram filhos de mães diferentes conforme lemos em Gênesis 20:12. Por outro lado, ela de fato é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe e veio a ser minha mulher.
Sara, a mãe das nações
Sara e seu marido foram os primeiros pais da grande raça judia. No entanto eles procediam de uma cultura idólatra. Até mesmo o pai de ambos serviu outros deuses segundo lemos em Josué 24:2, naquele tempo não havia qualquer distinção entre judeus e gentios. Porque a nação judia ainda não existia, assim sendo Abraão o primeiro homem a ser reconhecido como hebreu, Gênesis 14:13. Isso aconteceu depois que Deus prometeu tornar seus descendentes uma grande nação Ora, disse o senhor, “Abraão, sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei, de ti farei uma grande nação e te abençoarei e engrandecerei o nome” Gênesis 12;1-2. E em Gênesis 15:16-17 relata a mudança do nome de Sarai. Disse também Deus a Abraão “A Sarai tua mulher já não lhe chamará Sarai, porém Sara. Abenço-ai-la-ei e te darei um filho. Sim, eu a abençoarei e ela se tornará nações reis de povos procederão dela. A tradição hebraica descreve Sara como a mulher mais perfeita depois de Eva a quem chamavam de mãe de toda a humanidade. Sara recebe o título de mãe das nações. Sem dúvida alguma Sara é uma das mulheres mais importantes da história mundial. O que fez de Sara uma mulher tão importante e excepcional? Com certeza um fator essencial foi o exercício de sua fé. Hebreus 11:11 diz “a própria Sara recebeu poder para ser mãe não obstante o avançado de sua idade pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”. Você percebeu o segredo? Sabia que Deus permanece fiel à sua promessa? Esta é uma importante lição para cada uma de nós aprendermos. Se colocarmos nossa confiança ou dependência em alguém ou algo inferior a Deus, o único perfeito, consequentemente nos tornamos inferiores ao que Deus quer que sejamos.
Frequentemente fracassamos em nossas vidas cristãs, porque confiamos em nossas próprias habilidades, ao invés de colocar nossa confiança em Deus. O conceito que Sara possuía a respeito de Deus é a primeira e mais importante lição que podemos aprender com ela.
Deus chama Abraão
Não podemos estudar Sara sem considerar Abraão pois era um marido e mulher. Eles viviam em um lugar chamado Harã Quando Deus um dia disse a Abraão que eles haveriam de se mudar. Porém além do fato de se mudarem Deus queria que essa mudança fosse um total ato de fé, Deus não lhes disse para onde iriam. Disse somente que eles se mudariam para uma terra que ele lhes mostraria, Gênesis 2:1. Infelizmente Abraão obedeceu apenas parcialmente, quando Deus lhe disse pela primeira vez que ele deveria mudar-se. Gênesis 11:31. Ele fez duas coisas que não deveria ter feito, em primeiro lugar, levou consigo alguns familiares quando Deus lhe disse que não o fizessem. Em segundo, ao estabelecer-se em Harã ali se deteve não considerando que tinha um destino para chegar vai para a terra que te mostrarei. Em Gênesis 12:1-5 Deus fala Com Abraão dizendo-lhe que deveria prosseguir. A Bíblia diz que Abraão seguiu tal como o senhor o havia ordenado. Sara como era esperado acompanhou, assim Sara, pela segunda vez, teve que deixar sua casa, seus familiares e tudo que conhecia. Ela seguiu o seu marido. Ambos seguiam com fé as promessas do Senhor. Abraão e Sara estavam juntos nessa mudança em obediência a Deus. A bíblia não relata nenhum deles reclamando ou questionando Deus, por que deixar a terra natal. Deus não os desuniu, nem diminuiu o amor que sentiam um pelo outro, a Bíblia também não indica que Sara quisesse voltar, o que lemos é que ela sempre demonstrou respeito e obediência ao seu marido.
A onde quer que fores Abraão sua prosperidade aumentava assim um homem muito rico. Nem as riquezas, nem sua posição influenciaram o compromisso mútuo de Abraão e Sara. Nos dias atuais muitos casamentos se desfazem quando o marido ou a esposa conquistam maior instrução ou melhor posição no trabalho podemos aprender com o compromisso que Sara tinha com o seu marido.
A mentira de Abraão e Sara
Quando Abraão e Sara atravessaram a parte da região mais ao Sul da terra que Deus lhe havia dado, houve uma grande escassez de alimento, motivo esse, que os fez desistir, partir para o Egito.
Sara era uma mulher muito bonita e Abraão temeu dizer ao rei do Egito que ela era sua esposa, ele temia que o rei o matasse e levasse Sara. Por essa razão o casal traçou um plano, Abraão disse ao rei que Sara era sua irmã, o que era verdade, porém, não totalmente. O rei levou Sara ao seu palácio com a intenção de possuí-la. Todavia, Deus disse ao rei para não a tocar, ela era mulher de outro homem. Assim vemos como Deus os protegeu mais uma vez. Teria sido muito melhor se eles tivessem confiado completamente nele, ao invés de fazerem seus próprios planos. Abraão e Sara pecaram do mesmo modo que nós. A Bíblia registra o seu fracasso, e, no entanto, Deus ainda os usou grandemente. As pessoas muitas vezes acreditam que se cometerem um erro será o fim, Deus nunca mais poderá usá-la, o que não é verdade. Se você pecou, confesse a Deus seu pecado, pois somente ele fará as correções necessária. A palavra de Deus diz em 1João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Deus pode, e perdoará o seu pecado também e a restaurará a um lugar de gozo e serviço em seu reino.
Continuaremos no próximo bloco...
Commentaires