Mulheres da Bíblia - Eva
- Joslaine Santos
- 13 de jan. de 2023
- 6 min de leitura
E hoje vamos trazer mais uma mulher, Eva, mãe da humanidade. Como deve ter sido ser a primeira mulher na face da Terra? Quais foram os primeiros pensamentos quando ela viu Adão, seu marido, explorar todo o Jardim do Éden e aprender tudo sobre os diferentes animais e plantas, deveras, deve ter sido divertido. Podemos usar a imaginação por algum tempo e tentar visualizar tudo que Eva teve que aprender rapidamente. O termo mulher é descrito pela primeira vez em Gênesis 1:27 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Gênesis 2: 20-23 continua: Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".
Deus descreve a criação da mulher em detalhes. A mulher era primeiramente humana, nós, mulheres, às vezes nos esquecemos disso, pretendemos ser super-humanas. Tentando desesperadamente atender todas as expectativas ao nosso redor, pensamos que devemos ser esposas perfeitas, funcionárias exemplares, modelos de donas de casa que mantém sempre o lar impecável, limpo, mães orgulhosas, cujo filhos são sempre obedientes, melhores cozinheiras e costureiras do mundo. Porém, na verdade devemos aprender a nos aceitar como Deus nos criou e tentar somente agradá-lo.
Uma segunda característica da mulher foi ter sido criada superior ao mundo animal. Algumas mulheres consideram-se inferiores sub-humanas, Deus não criou a mulher dessa maneira. Como algumas mulheres se consideram tão inferiores, esperam ser tratadas como cães, galinhas, compradas ou vendidas como uma vaca. Elas não têm ideia do seu verdadeiro valor diante de Deus. Todas as mulheres precisam entender completamente o propósito para o qual Deus as criou.
Deus criou a mulher para ser equivalente ao homem. Ser ajudante, idônea, e sendo criada do próprio homem ela mantém um relacionamento íntimo com ele. Eva foi única, em diversas maneiras, pois não teve outra mulher para ensiná-la ou a quem pudesse recorrer como modelo, com certa frequência nós mulheres culpamos nosso passado e os hábitos adquiridos na infância. Dizemos: “Esse é o modo que me ensinaram” ou “Nunca ninguém me ensinou como fazer isso”, Eva nos dá o exemplo de completa dependência em Deus. Ela confiava em seu criador para ensiná-la a viver, amar, enfrentar dificuldades e superar circunstâncias sem nenhum exemplo humano a seguir. Eva também era diferente, porque nunca foram uma criança, uma filha, nem adolescente. Ela nunca pôde dizer aos seus filhos quando eu era uma criança, ela foi a primeira mãe do mundo. Gênesis 5, fala dos filhos e filhas de Adão e Eva. O versículo quatro diz: “depois que gerou as sete, viveu Adão oitocentos anos e teve filhos e filhas” A Bíblia não relata quantos filhos Adão e Eva tiveram. Mas se Eva viveu a mesma quantidade de anos que Adão 930 anos. A primeira família do mundo deve ter tido inúmeros filhos. Mulheres, nós não devemos viver sem coragem, qualquer que seja a situação, Eva enfrentou o problema parecidos com os nossos. Deus, a fonte de sua força não mudou. Assim como ele ajudou Eva, irá nos ajudar também. É possível que Eva tenha sido a mais bela das mulheres que o mundo conheceu. Ela era perfeita, completa e criada pelas próprias mãos de Deus. Ela não teve beleza artificial, Deus não nos deu uma descrição de aparência física de Eva mas pelo que lemos, Adão nunca teve nada a reclamar sobre esse item.
O pecado de Eva e suas consequências
Eva foi a primeira e única mulher que iniciou sua vida sem uma natureza pecaminosa. Ela era pura e santa, criada sem pecado. Mas foi também a primeira pessoa a cometer pecado. Ela vivia num ambiente perfeito, porém esse fato não a manteve longe dos ataques de Satanás. Não nos faz bem gastar nosso tempo desejando que nossas circunstâncias sejam melhores, como Eva, cometemos erros e permitimos que nossa vontade nos induza a desobedecer a Deus. Ceder à tentação, priva-nos de ter comunhão com Deus e afeta todos aqueles a quem amamos. Vemos isso no relacionamento de Eva e Adão. E mais tarde com sua família. Toda a humanidade é descendente dessa primeira família, que teve natureza pecadora. Romanos 5:12 diz: “portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”, Eva também foi a primeira estilista de moda do mundo. Ela fez roupas de folhas de figueira. Antes do pecado entrar no mundo. Adão e Eva andavam nus e não se envergonhavam, as escrituras em Gênesis 3:7 diz: “abriram-se então os olhos de ambos e percebendo que estavam nus cobriram-se de folhas de figueira e fizeram cintas para si” Deus rejeitou aquelas vestes e folhas de figueira. A Bíblia não registra que Deus os repreendeu verbalmente por suas roupas de folhas. Ele simplesmente corrigiu a situação e Gênesis 3:21 diz: “fez o senhor Deus vestimenta de pele para Adão e sua mulher e os vestiu.” Mais adiante, quando Deus deu suas leis aos filhos de Israel ele deixou claro que o sangue de um animal era necessário para ser oferecido como pagamento de um pecado. Hebreus 9:22 diz, “com efeito Quase todas as coisas segundo a lei se purificam com o sangue e sem derramamento de sangue não há remissão.”
Por que Deus rejeitou as roupas de folhas de figueira? Porque essa era a tentativa de Adão e Eva para esconderem o seu pecado, ao invés disso Deus lhes providenciou vestimenta de pele de animal sacrificado. Desse modo a roupa é uma lembrança do pecado e de suas consequências,
Os filhos imperfeitos de Eva
A bíblia nos conta a história dos primeiros filhos de Eva. Caim e Abel. Caim foi um fazendeiro e Abel pastor de ovelhas estes rapazes devem ter trazido muita alegria para a vida de Eva. Podemos notar que ela deve ter sido uma mãe boa e fiel, ensinando os filhos como viver suas vidas para agradar a Deus. A Bíblia nos diz que cada um dos seus filhos ofereceu sacrifício a Deus. Deus recusou o sacrifício de Caim que constituiu de um fruto da terra. Lembre-se que a primeira tentativa de Eva em fazer roupas também foi recusada por Deus. Entretanto, Eva aceitou o que Deus disse. E essa foi a grande diferença e vestiu roupas que Deus fez com a pele de animais, já Caim por outro lado matou seu irmão, pois ele próprio estava irado contra Deus. Imagine quanta tristeza essa situação deve ter causado a Eva, além de tamanha tristeza e vergonha teve que sepultar seu segundo filho. Certamente nenhuma mulher poderia sofrer como ela sofreu naquele momento. Em seu tempo Deus lhe deu outro filho, ao chamá-lo pelo nome de sete. Eva expressou sua fé no amor, misericórdia e provisão de Deus, Gênesis 4:25 Ainda nos diz: “tornou Adão a coabitar com sua mulher e ela deu à luz um filho. A quem pôs o nome de sete. Porque disse ela Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel que Caim matou.” Eva não se tornou amarga, mas confiou em Deus e continuou a viver.
A redenção de Eva
Eva foi a mulher. Eva foi a primeira a pecar. Ela viu as consequências do seu pecado quando esteve aos pés da sepultura de seu filho assassinado, mas Eva foi também a primeira mulher a ouvir a profecia de Deus sobre a morte do seu próprio filho em uma cruz, quando Deus disse a serpente, o diabo em Gênesis 3:15, “porém inimizade entre ti a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.” Através de uma mulher o mundo tão belo que Deus criara manchou-se com a horrenda marca do pecado, também através de uma mulher, o filho de Deus foi trazido ao mundo. E na cruz quando Jesus gritou está consumado ele venceu todos os poderes e as forças satânicas que Adão e Eva como agentes do inimigo trouxeram a humanidade. Que Deus maravilhoso nós temos. Eva foi criada para ser a colaboradora idônea de Adão, ela deveria ajudar Adão a cumprir as ordens de Deus, de cultivar e cuidar da terra.

Pense em sua situação, se você é casada, você e seu marido estão trabalhando juntos para cumprir os planos de Deus em suas vidas? Eva foi tentada por Satanás e pecou, você está consciente dos métodos que Satanás usa para tentá-la nos dias de hoje? Você está preparada para esses ataques? Quais foram os pensamentos de Eva sobre si mesma quando ela e Adão tiveram que deixar sua beleza, sua bela casa no jardim do Éden? Se você estivesse no lugar dela não se sentiria fracassada a cometer um pecado, como você o enfrenta? É importante reconhecer que você não pode mudar ou deter as consequências do seu pecado. Eva viveu com o impacto do seu pecado em seu lar. Apesar disso é importante destacar que o seu passado não o paralisou. Eva aceitou o perdão de Deus e viveu na expectativa da vinda do salvador prometido. Espero que tenhamos um novo olhar para a vida e para o exemplo que Deus nos deu através de Eva.
Comments